Secretaria municipal de saúde de Delmiro Gouveia realiza ação do dezembro vermelho no centro da cida
- ASCOM Delmiro Gouveia
- 17 de dez. de 2018
- 1 min de leitura

Neste ano, o Brasil completa 30 anos de oferta do tratamento da doença por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Desde 2013, os medicamentos (antirretrovirais) podem ser acessados nas unidades de saúde pelos soropositivos independentemente da quantidade de vírus apresentada no corpo.
Existem várias formas de saber se a doença foi contraída. Uma das conquistas dos ativistas foi a redução do tempo de diagnóstico. Hoje, realizar o exame demora cerca de 30 minutos. O SUS, de acordo com o Ministério da Saúde, distribuiu 12,5 milhões de exames neste ano. Em Delmiro Gouveia, o Centro de Testagem e Aconselhamento - CTA está preparado para acolher e realizar os testes rápidos que, além da AIDS, também realiza testes para Sífilis e Hepatite.
Durante a tarde desta sexta-feira, 14, técnicos da Secretaria Municipal de Saúde e usuários do CAPS, realizaram uma passeata de conscientização sobre o Dezembro Vermelho com distribuição de cartilhas educativas e preservativos. Ao final, em frente à Prefeitura, o Coral do Caps se apresentou, continuando as festividades natalinas do município.
"É preciso conscientizar a população delmirense sobre os riscos das doenças sexualmente transmissíveis. Delmiro possui uma grande incidência e, infelizmente, ainda existem casos ocultos ou de pacientes que abandonam o tratamento. Nossas unidades de saúde estão preparadas para o acolhimento necessário, para identificar, aconselhar e tratar estes pacientes", considerou o Prefeito Padre Eraldo.
Prefeitura de Delmiro Gouveia
Comments