top of page

Abertura do Janeiro Branco reúne profissionais das secretarias de Educação e Saúde de Delmiro Gouvei

  • Foto do escritor: ASCOM Delmiro Gouveia
    ASCOM Delmiro Gouveia
  • 5 de jan. de 2019
  • 2 min de leitura


Realizado na última quinta-feira, 03 de janeiro, a abertura do 'Janeiro Branco', marca o início das ações que serão realizadas durante todo o mês, trabalhando mais especificamente algumas oficinas com foco na saúde mental e fortalecimento.

O projeto convida as pessoas a pensar sobre suas vidas, a qualidade dos seus relacionamentos e o quanto elas conhecem sobre si, suas emoções, seus pensamentos e sobre os seus comportamentos.

Durante o evento de abertura, que reuniu cerca de 80 profissionais das Secretarias Municipais de Educação e Saúde de Delmiro Gouveia, a palestrante Anna Cristine Pereira de Mello, abordou a importância do acolhimento não só das crianças com dificuldade de aprendizado, como também das famílias.

A coordenadora do CAPS DELMIRO GOUVEIA, Valéria Bandeira, destaca que o mês de janeiro proporciona geralmente a perspectiva de renovar, inovar, refazer os planos para o ano. Por isso, é um momento alusivo para pensar sobre a saúde mental, o cuidado do aspecto psicológico e não somente da saúde física. "Precisamos estar emocionalmente estabilizados, pois caso contrário, os sintomas vão refletir no corpo também", comenta.

Para o setor de Saúde Mental, as demandas são crescentes e são atendidas por meio de encaminhamentos das UBSs, pediatras, escolas e consultórios.

"Observamos que a conscientização por parte da comunidade apresenta melhora. Contudo, ainda há mistificações, pois algumas pessoas consideram que é preciso procurar ajuda quando estão em um nível de sofrimento exacerbado. Isso não procede, é necessário um trabalho preventivo. Por isso o setor atende em média, 500 pessoas por mês, envolvendo atendimentos individuais e em grupo", explica o secretário-adjunto de Saúde, Samir Abelenda, citando que o trabalho é realizado durante todo o ano.

O Prefeito Padre Eraldo, destacou o trabalho realizado pelas equipes da rede de Saúde Mental do município. "Vivemos em um mundo imediatista. Geralmente as pessoas mais jovens tem mais dificuldades de lidar com essa realidade. A demanda e a pressão social são muito grandes. Se não estiverem fortalecidas psiquicamente, isso acaba afetando, não só a própria pessoa, mas toda a família e envolvidos ao redor dela. As unidades estão prontas para receber estes pacientes e, este ano, iremos ampliar os atendimentos para a população."

Prefeitura de Delmiro Gouveia.

 
 
 

Comments


bottom of page